<i>BP</i> alia-se a gigante estatal russo

O grupo petrolífero britânico BP anunciou, na segunda-feira a venda da sua participação de 50 por cento no consórcio privado TNK-BP à petrolífera estatal russa Rosneft.

Em troca, o grupo britânico não só recebe 17,1 mil milhões de dólares e acções que representam 12,84 por cento da Rosneft, como garante dois lugares no conselho de administração da maior petrolífera da Rússia.

No final, a BP espera atingir um quinto do capital da Rosneft, assegurando deste modo o acesso a recursos estratégicos no Ártico. A multinacional declarou ainda que apoiará a Rosneft na sua pretensão de adquirir os restantes 50 por cento da TNK-BP, detidos por magnatas russos, o que transformará o grupo no primeiro produtor de petróleo mundial.



Mais artigos de: Breves Europa

Islandeses aprovam nova Constituição

Cerca de dois terços dos votantes islandeses aprovaram, no sábado, 21, as propostas do Comité de Cidadãos encarregado de redigir um anteprojecto de Constituição. Na consulta, em que a taxa de participação foi de 49 por cento num universo de 237 mil eleitores, 66,3...

<i>Alcatel </i>despede cinco mil

O fabricante no sector das telecomunicações Alcatel-Lucent anunciou, dia 18, um plano de redução de 5490 postos de trabalho em todo o mundo, dos quais 330 na Europa e 1430 em França. O grupo francês, que emprega 78 mil pessoas em todo o mundo, pretende reduzir os custos em 1,25...